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Rieko Hirosawa: A Blind Woman Keeping the Goze Music Alive in Japão
Rieko Hirosawa senta-se betboo 361 um banco de pedra ao ♣️ lado debetboo 361casa, afina seu instrumento e toma um deep breath. Ela solta uma nota impossivelmente alta enquantobetboo 361♣️ bachi batida nas três cordas de seu shamisen, um instrumento tradicional.
Juntos, eles cortam a stillness de uma tarde opressivamente úmida. ♣️ Se seus vizinhos estavam se perguntando se a Hirosawa, geralmente falando suavemente, estava betboo 361 casa, agora eles sabem.
Pouco mais de ♣️ uma década se passou desde que a Hirosawa começou a aprender goze uta (canções de mulheres cegas) - um gênero ♣️ prodigioso de música que abrange quatro séculos e que a maioria dos japoneses provavelmente nunca ouviu.
Que ela agora toque com ♣️ a compostura de uma veterana é notável por duas razões: não existe uma única partitura musical goze e, mesmo que ♣️ as cordas e notas tenham sido escritas, a Hirosawa não seria capaz de lê-las.
"Eu soube quando era uma criança jovem ♣️ que iria perder a visão", diz a Hirosawa betboo 361betboo 361casa no topo de uma colina betboo 361 Tomi, Nagano, com ♣️ a linha do horizonte dos Alpes Japoneses do Norte ao fundo.
O vínculo espiritual com a música goze
Mas é devido à ♣️ betboo 361condição, não betboo 361 spite dela, que a 65-year-old formou um vínculo espiritual inquebrável com a música das goze - ♣️ mulheres cegas e visualmente impaired que ganhavam a vida como músicas itinerantes e que chegaram a número betboo 361 centenas no ♣️ final do século 19.
Na região noroeste, onde a tradição floresceu durante o período Edo (1603-1868), a Hirosawa está no centro ♣️ de um movimento para proteger o legado das goze .
"Elas cantavam músicas enquanto viviam vidas realmente difíceis", diz ela. "Só ♣️ sobreviver era um desafio. Eles usavam música para ter um sentido de propósito e depois passavam essas habilidades para seus ♣️ aprendizes."
O gênero musical, que textos históricos e obras de arte sugerem ter começado há tanto quanto os séculos 1500, não ♣️ era uma escolha de carreira simples. Na Japão feudal, meninas de regiões rurais pobres que sofriam de deficiência visual como ♣️ resultado da catarata e do sarampo, então comuns, tinham apenas duas formas de ganhar a vida - como massagistas ou ♣️ como músicas itinerantes.
Aqueles que escolheram a segunda rota da pobreza e discriminação se tornaram aprendizes residenciais betboo 361 guilds dirigidas por ♣️ uma goze experiente, que passaria as músicas por palavra de boca e ensinaria o shamisen sentando-se atrás de músicos mais ♣️ jovens e guiando suas mãos ao longo das três cordas do instrumento.
A vida entre esses grupos de quatro ou cinco ♣️ mulheres era rigorosamente regulamentada, mesmo que as aprendizes fossem incentivadas a ver suas pares como irmãs ebetboo 361mestra como ♣️ uma figura materna.
A vida como goze
Eram esperadas para dar uma parte de suas ganâncias à mulher mais senior betboo 361 um ♣️ ato de lealdade e observavam uma hierarquia rigorosa, desde o uso de honoríficos para endereçar músicas seniores, até a forma ♣️ como elas usavam seu cabelo. As menos experientes comiam e se banhavam por último,betboo 361classificação aumentando a cada ano ♣️ de seu aprendizado.
As mulheres não eram autorizadas a se casar e os homens eram banidos de suas moradias. Aqueles que ♣️ foram encontrados betboo 361 relacionamentos ilícitos corriam o risco de serem expulsos do grupo ou de perder anos de seu aprendizado.
"Não ♣️ era incomum para os pais ir diretamente para a mestra de uma casa goze e pedir que ela aceitassebetboo 361♣️ filha", diz Zenji Ogawa, curador de um museu dedicado às músicas betboo 361 Takada, uma cidade betboo 361 Niigata prefeitura que costumava ♣️ ser casa de quase 100 performers.
"Eles estavam preocupados com o que aconteceria com eles depois de morrer, betboo 361 um tempo ♣️ betboo 361 que as pessoas com deficiências tinham poucas oportunidades e não havia assistência social."
A vida na estrada era ainda mais ♣️ árdua. Três ou quatro músicas, lideradas por uma guia vidente, passavam 300 dias do ano andando de uma aldeia para ♣️ a outra, principalmente nas prefeituras noroeste do Japão de Nagano e Niigata, embora algumas tenham viajado para Fukushima na costa ♣️ do Pacífico ou até mesmo para presente-dia Tokyo.
Carregando seus instrumentos e pertences, elas atravessavam montanhas e neve profunda, cada uma ♣️ mantendo uma mão na ombro da mulher à frente. Aqueles que desmaiavam de exaustão teriam que ser carregados para a ♣️ próxima aldeia.
As mulheres eram pagas betboo 361 arroz que elas trocariam por dinheiro. "Havia a crença de que as goze deveriam ♣️ ter poderes mágicos para terem superado tantas adversidades e se tornarem músicas, então as pessoas comprariam de volta o arroz ♣️ que elas tinham doado às mulheres", diz Ogawa, que organiza turnês de ônibus betboo 361 locais e museus relacionados ao goze ♣️ e conversa felizmente com visitantes ao museu que passou a década passada preenchendo com artefatos, desde as waraji sandálias de ♣️ palha que as mulheres usavam na estrada até
s raras betboo 361 preto e branco de suas performances.
"Eles achavam que alimentar ♣️ o arroz para seus filhos os faria tão firmes quanto as mulheres", adiciona Ogawa, co-fundador da Associação de Preservação e ♣️ Promoção da Cultura Takada Goze. "Foi o contrário da discriminação. As pessoas com deficiências sofreram discriminação terrível naqueles dias, claro, ♣️ mas as goze eram tratadas diferentemente."
As mulheres eram esperadas para memorizar um grande número de músicas para tocar betboo 361 casas ♣️ particulares e betboo 361 festivais, muitas delas jōrūri narrativas das lutas de pessoas comuns, às vezes com uma mensagem espiritual.
A última ♣️ verdadeira goze
A propagação de entretenimento moderno, juntamente com a introdução de assistência social, melhor educação para pessoas com deficiências visuais ♣️ e uma atitude mais iluminada betboo 361 relação às pessoas com deficiências visuais, acelerou o declínio das goze , cujos números ♣️ caíram dramaticamente após a segunda guerra mundial.
Haru Kobayashi, que ficou cega aos três meses de idade, é considerada a última ♣️ verdadeira goze . Nascida betboo 361 1900, ela passou a infância trancada betboo 361 um quarto no fundo debetboo 361casa betboo 361 ♣️ Niigata e começoubetboo 361carreira aos oito anos.
Ela continuou se apresentando até 1978 e foi nomeada tesouro nacional vivo e ♣️ recebeu a medalha de honra.
Se não fosse por a longevidade de Kobayashi - ela morreu betboo 361 uma casa de repouso ♣️ betboo 361 2005 aos 105 anos - a Hirosawa pode nunca ter descoberto a história, a cultura e a música das ♣️ goze .
"Kobayashi-san tinha 101 anos quando a conheci", diz a Hirosawa, que queria entrevistar a musicista para seu programa de ♣️ rádio local, Rieko no Mado (Rieko's Window). "Ela havia perdido a visão, claro, ebetboo 361audição estava falhando também."
A Hirosawa ♣️ havia sido advertida por funcionários da casa de repouso de que Kobayashi não seria capaz de cantar durantebetboo 361reunião.
"Mas ♣️ ela estava determinada a cantar um verso de uma música para mim. Quando ouvibetboo 361música, foi como trovão ... ♣️ Eu nunca tinha experimentado nada parecido. Ele me deu arrepios, e eu chorei o tempo todo, mesmo no trem de ♣️ volta para casa."
Inspirada pelo encontro, ela continua a memorizar mais do repertório goze com a ajuda de um professor que ♣️ uma vez estudou sob Kobayashi. "Tudo o que quero é que as pessoas desfrutem da música ... depois de todo, ♣️ isso era o propósito original das goze", ela diz.
A Hirosawa, que se apresenta betboo 361 eventos betboo 361 todo o Japão, soube ♣️ por 20 anos que perderia a visão.
"Eu estava realmente ansiosa pelo futuro e me perguntava como eu sobreviveria. Minha experiência ♣️ é completamente diferente da das goze, claro. Eu sou uma personalidade de rádio por mais de 30 anos e tenho ♣️ uma família ... e é o caso de outras mulheres cegas.
"Mas a sociedade ainda impõe limites do que as mulheres ♣️ podem fazer ... ainda mais para mulheres cegas. Então, quando as pessoas ouvem mim tocar goze uta, espero que as ♣️ pessoas tenham um verdadeiro sentido das lutas que as mulheres comuns japonesas experimentaram há tantos anos."
Com o cão-guia Sophia a ♣️ seus pés, a Hirosawa se prepara para outra música: "Eu gosto de vir aqui e cantar enquanto estou diante das ♣️ montanhas", ela diz. Não há dúvida de que as montanhas estão ouvindo.