Irène Schweizer, pianista suíça de renome ⭕️ mundial, que desafio estereótipos de jazz como um artista dominado por homens brincando a barba para decidir a versão mais ⭕️ "hipster" de My Funny Valentine, faleceu aos 83 anos.
Schweizer era uma ⭕️ improvisadora de inventividade e consciência de grupo reflexiva, uma defensora de longa data da participação feminina no jazz e co-fundadora ⭕️ de dois festivais aventureiros, além de uma gravadora.
Ela formou seu primeiro ⭕️ trio como ganhar sempre em apostas de futebol 1963, com o baixista Uli Trepte e o baterista Mani Neumeier, um grupo que evoluiu como ganhar sempre em apostas de futebol cinco anos ⭕️ para o hard-bop e os métodos de piano de Bill Evans e McCoy Tyner como ganhar sempre em apostas de futebol direção à improvisação livre. Após ⭕️ a separação desse grupo como ganhar sempre em apostas de futebol 1968, formou outro trio, que logo se tornou um quarteto, que incluiu o percussionista suíço ⭕️ Pierre Favre e o saxofonista livre britânico Evan Parker.
Ela também tocou ⭕️ por vários anos na década de 70 com o saxofonista alemão avant-garde Rüdiger Carl e, como ganhar sempre em apostas de futebol 1977, juntou-se ao Feminist ⭕️ Improvising Group (mais tarde renomeado European Women's Improvising Group), fundado pela vocalista Maggie Nicols e a compositora/bassoonista Lindsay Cooper. Ela ⭕️ encontrou a experiência de ser membro desse grupo exclusivamente feminino relaxante, pois "não precisava provar quanto era boa ou quanto ⭕️ podia tocar rápido", mas sim "sobre expressão, como você poderia se comunicar suas emoções".
⭕️ Durante os anos 80, Schweizer começou a tocar com a baixista francesa Joëlle Léandre, primeiro como ganhar sempre em apostas de futebol um duo, ⭕️ e depois como ganhar sempre em apostas de futebol Les Trois Dames e o teatral e engraçado Les Diaboliques. Em 1986, ela e o jornalista musical ⭕️ Patrik Landolt fundaram a gravadora suíça inovadora Intakt para música nova, e nesse mesmo ano, Schweizer também iniciou o Festival ⭕️ Internacional de Mulheres Canaille de Música Improvisada de Zurique (que ocorreu como ganhar sempre em apostas de futebol vários locais até 1992), bem como o festival ⭕️ de Zurique ainda ativo e aventureiro Taktlos.
Na fase final decomo ganhar sempre em apostas de futebol⭕️ carreira, ela se engajou como ganhar sempre em apostas de futebol uma longa série de emocionantes duos internacionais com bateristas, incluindo Louis Moholo-Moholo, Andrew Cyrille, Favre ⭕️ e Han Bennink. A percussividade do estilo de tocar de Schweizer (muitas vezes comparado com o de Cecil Taylor, embora ⭕️ as fontes melódicas fossem muito diferentes) contribuiu para tornar essas colaborações algumas das mais emocionantes decomo ganhar sempre em apostas de futebolcarreira. ⭕️